Se você está antenado sobre as novas tecnologias, certamente já leu ou ouviu falar sobre blockchain. Muito associada às transações com criptomoedas, como o bitcoin, essa estruturação de dados é aplicada em muitos segmentos. A indústria já entendeu como fazer o uso da tecnologia e, com a implementação adequada, está conseguindo ganhos significativos em relação a segurança, agilidade e produtividade.

Muitos ganhos podem ser aproveitados, tornando as empresas mais competitivas e capazes de proteger suas informações em alto nível, graças à descentralização que o blockchain propõe. Essa estrutura tem mudado a forma como alguns segmentos executam suas demandas, algo que tem inspirado cada vez mais companhias a adotar a tecnologia.

Neste conteúdo, explicaremos melhor o blockchain e como ele está prestes a revolucionar a indústria! Entenda como essa estrutura funciona, em quais segmentos ela pode ser usada e seus benefícios.

Entenda melhor o que é blockchain e como funciona

Dados são a base da atividade de empresas de qualquer segmento atualmente. Independentemente da atividade realizada no cotidiano de trabalho, essas informações são transmitidas para executar um pagamento, um pedido ou um comando em uma linha de produção. O blockchain é um conceito de trabalho que propõe que a transmissão desses dados aconteça de maneira mais segura e ágil.

Funciona da seguinte forma: uma rede de computadores trabalha para que informações sejam transmitidas de maneira descentralizada, ou seja, independentes de uma espécie de central de comando. Se não há um ponto concentrador, as chances de invasões e roubo de dados diminuem consideravelmente.

Cada ponto dessa rede gera um bloco que vai carregar essa informação, que pode ser um texto, um comando, imagem, arquivos, entre outros. Assim, os dados vão de bloco em bloco e, em cada um deles, passam por uma certificação de segurança que será continuada no bloco seguinte. Essa descentralização é um processo extremamente ágil e com padrões de segurança muito altos.

Veja as transformações proporcionadas em diferentes segmentos

Entender a estrutura do blockchain não é tão difícil quanto se imagina; no entanto, certamente você deve estar pensando como usar esse esquema de blocos em um negócio. Afinal, de que maneira concreta esse procedimento pode ajudar empresas de diversos tipos? O entendimento parte do princípio de que os dados são extremamente valiosos para as empresas de qualquer segmento.

Hoje, quem consegue rastrear essas informações é capaz de oferecer um produto perfeito para o consumidor. Além disso, os dados ajudam no entendimento do desempenho da companhia ao executar qualquer tarefa que seja inerente ao seu cotidiano. As informações, por terem tanto valor, também precisam ser devidamente protegidas e preservadas contra qualquer ataque.

O blockchain é uma tecnologia que trabalha com a criptografia de informações, ou seja, tudo que passa pelos blocos está devidamente protegido. Somente os pontos responsáveis por processar e transferir essas informações para a próxima etapa são capazes de acessar os dados e autorizar a execução de tarefas.

Tantas vantagens ajudam a entender como o blockchain é interessante. Agora, em cada segmento, é possível observar transformações estratégicas que trouxeram muitos ganhos. Confira a seguir quais foram as principais áreas que puderam aproveitar todas as vantagens do blockchain e entenda como essa tecnologia foi aplicada em cada uma delas.

Bancos

Os bancos foram o primeiro setor a obter ganhos reais e concretos no uso do blockchain. A aplicação é simples e objetiva: garantir a segurança em transações de todos os tipos, desde pagamentos até transferências bancárias. Sem intermediários centralizados envolvidos, os bancos reduzem custos, realizam procedimentos mais rapidamente e garantem segurança na troca de dados.

Lidar com informações de clientes é de extrema responsabilidade, e o blockchain deu o suporte de que as instituições precisavam. Diante disso, as fintechs conseguiram aproveitar essa tecnologia e cresceram no mercado, disputando acirradamente lugar com as grandes e tradicionais instituições financeiras.

Logística

Na logística, o principal uso do blockchain é para o ganho de agilidade e produtividade. Esse é um segmento que precisa lidar o tempo todo com a burocracia, especialmente no despacho de mercadorias. Na prática, a descentralização representa a menor dependência de pessoas e sistemas que autorizem o envio de mercadorias, o que aumenta muito o tempo dos processos.

No setor logístico, além de haver necessidade de agilizar sua operação, também existe a preocupação com dados de empresas. Informações sobre o valor de cargas e de despesas envolvidas no pagamento de fretes podem gerar tentativas de fraude e outros tipos de crime. O blockchain garante a criptografia desses dados, mantendo a segurança total das atividades logísticas.

Contratos

A relação contratual entre empresas é marcada pela atividade de redigir textos e enviar esses documentos, sempre com uma grande preocupação em relação à segurança dos arquivos. Por conta dessa necessidade, surgiram os smart contracts, ou contratos inteligentes. Esse é um modelo de criptografia de conteúdo que usa o blockchain na proteção das informações e na transmissão de documentos.

Nessa atividade, as empresas, além de ganharem em segurança, também têm menor intervenção humana em todos os processos. Isso significa riscos de erros reduzidos, menos custos e mais agilidade na troca de contratos, já que tudo é feito dentro de sistemas automatizados. A programação desses arquivos garante que as partes envolvidas contarão com o cumprimento completo dos termos.

Farmácias

O blockchain também dá importante suporte à indústria farmacêutica em diferentes momentos das atividades desse segmento. O principal deles é, sem dúvida, na integração e no alinhamento de informações com médicos, hospitais e operadoras de planos de saúde. A troca de informações precisa ser segura, ágil e confiável, sem risco de perdas de dados importantes.

Com o uso dessa tecnologia, as indústrias conseguem se comunicar com esses diferentes elementos da área médica, garantindo a distribuição adequada dos medicamentos e garantindo a integridade de quem vai consumir o produto. Isso é fundamental e fortalece uma relação mais eficaz dentro desse ciclo.

Hoje, ver o futuro da indústria longe do blockchain é praticamente impossível. A tecnologia proporciona ganhos significativos e que, estrategicamente, são capazes de otimizar rotinas e procedimentos diversos, sempre com sua base principal na segurança.

Que tal receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e let’s talk!

Talk NMB
Content Team

Escreva um comentário