Como os pallets de contenção podem auxiliar no transporte de substâncias?

6 minutos para ler

Os pallets de contenção, também conhecidos como pallets contentores, apresentam como sua principal característica o fato de conseguir impedir vários vazamentos de líquidos inflamáveis, químicos e perigosos, facilitando, assim, que não ocorra a contaminação em todo o ambiente de armazenagem e durante o transporte.

Produzidos pelo processo de retomoldagem, o pallet de contenção é uma ferramenta leve, não tóxica e que protege contra os agentes químicos. Além disso, é muito fácil de realizar a higienização, podendo ser facilmente movimentado.

Ficou curioso sobre o assunto? Deseja aprofundar ainda mais? Então, continue a leitura e confira!

Quais são as principais características e benefícios do pallet de contenção?

São inúmeros os pontos benéficos proporcionados para os empreendedores que fazem uso dessa ferramenta. Pensando nisso, preparamos as principais!

As principais palavras que mais definem o pallet de contenção são: segurança e prevenção. Mas, têm algumas outras importantes também.

Movimentação

O pallet de contenção é muito viável e prático para transportar, isso porque é possível manipular com empilhadeiras ou paleteiras. Essa vantagem é enorme, uma vez que ao contrário dos antigos sistemas de contenção, estes são móveis e não precisam ficar restritos aos seus lugares de construção.

Leveza

O plástico usado para fabricar o pallet contentor é um material muito mais leve do que os outros encontrados no mercado, diante disso, realizar o seu transporte é muito mais fácil, possibilitando uma maior mobilidade.

Resistência e fácil higienização

Os pallets de contenção são confeccionados com materiais muito resistentes, com isso, a sua função de evitar a corrosão com produtos químicos e inflamáveis é realizada com sucesso. Além disso, são fáceis de limpar por conta da sua fácil montagem e mobilidade, facilitando a higienização e de maneira mais eficiente.

Capacidade de armazenamento adaptável

Há inúmeras maneiras e tipos de pallets de contenção, com opções de tamanho e capacidade de armazenamento para abarcar e atender às necessidades de aplicação.

Economia

A forma de armazenamento dos pallets evita o desperdício dos produtos, como resíduos líquidos, óleos, combustíveis e diversos outros produtos que poderiam ser desperdiçados, caso não houvesse a aplicação de medidas de segurança.

Diante disso, essas formas de segurança que o pallet proporciona previne o desperdício dos líquidos, caso haja perca durante o transporte.

Conformidade com as normas

Os pallets de contenção proporcionam muito mais segurança para as indústrias, uma vez que atende muito bem as normas nacionais e internacionais, como as da ANVISA. Devido a isso, o pallet contentor contribui para evitar as possíveis multas ou, até mesmo, ações criminais que possam ferir a conduta do empreendedor.

Além de proporcionar um ambiente mais seguro, o empreendedor tem maior economia, mais facilidade e eficiência. Por isso, vale muito a pena investir nos pallets e investir bastante. O retorno que a sua empresa receberá será muito maior do que o investimento realizado. Vale muito a pena.

Quais são os tipos de pallets?

Existem modelos que usam dimensões e materiais dos mais diversos tipos, sendo utilizados conforme a natureza do produto. Buscando flexibilidade e qualidade, as corporações têm optado por substituir o modelo tradicional por outros tipos de materiais.

São inúmeros tipo de pallets contentores, por isso, falaremos sobre os mais utilizados.

Pallets descartáveis

Esse modelo de pallet é a opção mais viável e acessível, uma vez que o seu objetivo não é a armazenagem, mas sim realizar o envio para o consumidor sem precisar de retorno. Esse tipo é uma solução para as corporações que anseiam tornar os seus negócios de forma mais competitiva e diminuir os custos.

A sua confecção é também composta por madeira, mas nesse ponto, não levamos em conta a qualidade e a durabilidade, mas sim a relação custo-benefício. Vale muito a pena!

Pallet de papelão

Ainda que não seja um material muito buscado, o papelão também é uma excelente alternativa na hora de realizar a confecção de pallets. Esse tipo também proporciona uma sustentabilidade efetiva, uma vez que é um produto reciclável, ecológico e biodegradável. Devido a isso, é conhecido como ecopalete.

A sua potência de carga e de resistência é muito semelhante à dos que são confeccionados com madeira. Um ponto diferencial desse produto é a sua leveza, proporcionando a redução de resíduos e muita segurança para realizar o manuseio.

Pallets de plástico

Os pallets confeccionados com plástico proporcionam uma grande variedade de tipos, uma vez que variam desde a sua dimensão até o seu formato, a fim de adequar ao tipo de carga que for transportada ou realocada.

Esse tipo de material é tido como maleável, uma vez que possibilita a formulação de opções com várias características, desde a superfície lisa até a vazada.

Um dos pontos mais diferentes desse tipo é a facilidade de realizar a higienização e a limpeza. Diversos fabricantes optam por realizar a inclusão de aditivos com função antimicrobiana. Devido a isso, são bastante usados nos setores de: cosméticos, laboratórios, empresas químicas, indústrias farmacêuticas e diversos outros.

Portanto, discorremos ao longo deste post o que são os pallets, bem como a diversidade de benefícios que essa ferramenta proporciona. Sabemos que diante da era tecnológica e revolucional, as empresas se tornarão bastante competitivas.

Porém, ainda que a competitividade tem se acentuado, as formas de sobressair às demais aumentou também consideravelmente. Por isso, utilizar pallets e as mais diversas opções de progresso são pontos de suma importância para a sua empresa.

Atualmente, o número das empresas aumentaram de forma notória, mas nem todas realizam planejamentos para dar continuidade ao progresso, o que faz com que grande parte acabe entrando em falência!

Por isso, gostaríamos de pontuar sobre essa importância, pois, por mais que hajam muitas no mercado, a sua empresa pode ser diferencial, aderindo a um planejamento concreto e aos pallets, ferramenta tão importante para evitar futuros estragos.

Outra questão importante é sobre estudar antes de realizar a compra dos pallets. Vale muito a pena analisar questões como a qualidade, as certificações de empresas responsáveis, durabilidade e capacidade. Comprar pallets é um investimento para a sua instituição e, por isso, é interessante avaliar muito bem antes de realizar a compra. Considere os pallets de contenção da próxima vez que for comprar.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas suas redes sociais e envie para todos os seus amigos! 

Posts relacionados

Deixe um comentário