Você sabia que market intelligence para empresas é fundamental quando se deseja melhor performance? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre MI.

Não é novidade para ninguém de que o mundo precisa de soluções tecnológicas cada vez mais integradas para ter sucesso em seu negócio. Seja em divulgações nas redes sociais ou vendas no e-commerce, a tecnologia hoje nos oferece o chamado Market Intelligence, um serviço de inteligência que ajuda a transformar qualquer projeto, se bem utilizado.

Mas para saber usar a ferramenta a seu favor, primeiro de tudo, é preciso entender as funcionalidades e a importância de escolher essa força para conquistar bons resultados. Marco Marcelino, CEO da Serinews Marketing Intelligence, empresa com cerca de 20 anos de mercado e especializada em construir metodologia próprias de trabalho, geração de conteúdo e leads, explica como esse serviço de inteligência pode ajudar nos negócios da sua empresa.

Leia mais sobre soluções da transformação digital para ajudar nos resultados do seu negócio nesse post.

Por que usar o Market Intelligence?

“No Market Intelligence, organizamos os dados para entender as estruturas de relacionamento e quais são os padrões que se repetem. Esse tipo de análise é indicado para estruturar redes de clientes, fornecedores ou concorrentes. Nesta etapa, usamos diferentes tipos de tecnologias para entender e identificar um padrão”, diz o CEO.

O executivo esclarece que, algumas vezes, a empresa contrata um vendedor na expectativa de melhorar as vendas. Ele traz uma lista de nomes, porém, ela, em geral, não funciona. O que funciona são os contatos que ele tem relacionamento, que constrói ao longo do tempo. Já a solução tecnológica consegue ir além disso, integrando esses dados e construindo um relacionamento firme e durável.

Quais são os benefícios?

“O importante é que sempre teremos uma resposta que vai ajudar a tomar decisão. Esse é o objetivo principal do marketing intelligence, que é reduzir riscos com base em informações estratégicas. Com boas práticas, técnica e muita disposição conseguimos responder as dúvidas dos nossos clientes para que eles possam se diferenciar em mercados complexos e competitivos”, argumenta Marco.

Contudo, para que uma estratégia guiada por dados gere insights precisos e importantes para a tomada de decisões estratégicas por parte da gestão das empresas, é necessário que as equipes de marketing e vendas trabalhem em sintonia, ou seja, com planejamento estratégico organizacional.

Feito isso, é possível obter análises inteligentes, identificação de produtos mais vendidos, elaboração de um perfil do cliente, redução de custos e previsões de crescimento.

É necessário saber quais objetivos querem atingir, o que precisam para chegar lá e o que fazer para manter o bom negócio funcionando, ainda mais quando se trata de pequenas empresas.

Marketing Intelligence para PMEs

Para quem possui uma pequena empresa deve estar se perguntando como investir em marketing intelligence com recursos limitados, afinal serviços de pesquisa de mercado geralmente custam caro.

De início, Marcelino comenta que qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, para começar, precisa entender o seu negócio, organizar e, então, gerar conteúdo. “Nós precisamos entender quais são os seus produtos, os seus serviços, as suas ofertas e como as informações são estruturadas e levadas até o seu público alvo. E nesse momento é fundamental uma segunda advertência: o serviço não é sobre propaganda ou peças criativas”.

A empresa deve saber os dados que já possui em seu negócio para atingir quem deseja. É certo que elas guardam dados de clientes e transações, cadastros, feiras e eventos realizados. Agora é só utilizá-los para melhorar produtos, processos, atendimento e comunicação.

Importância de saber usar e como usar

O Market Intelligence ajuda você a ligar os pontos: o que vem do mercado em dados secundários com o que você possui internamente. Como resultado, a empresa adquiri relatórios de fácil entendimento, que podem ser atualizados com a frequência necessária e com destaques para o que é preciso mudar e melhorar.

Vale mencionar aqui sobre a importância de contratar uma empresa especializada no ramo para obter resultados de alta performance. A inteligência nos negócios é um processo complexo e requer conhecimento técnico, experiência e ferramentas certas. Um parceiro qualificado saberá como colocar em prática os dados na empresa e terá a tecnologia necessária para isso.

A Serinews Marketing Intelligence, por exemplo, empresa onde Marco atua, é especializada em construir metodologia próprias de trabalho, geração de conteúdo e leads com foco em pessoas jurídicas.

Adquirido todo esse conhecimento, usar o market intelligence para empresas é uma forma de estar à frente da concorrência, se conectar e entender o cliente e preparar seu negócio para um mercado cada vez mais segmentado, conectado e tecnológico. Por isso, se você ainda não aplica o MI, busque casos de empresas que já utilizam, verifique parceiros especializados e como podem ajudar o seu tipo de negócio a melhorar a performance em vendas.

Resumindo, inteligência de mercado é analisar os dados, gerar conteúdo e construir um excelente relacionamento com seus clientes.

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