Se você busca destaque no ambiente profissional, sabe que precisa estar antenado às novidades.

Com uma visão técnica e 360° do mercado, fica mais fácil identificar e investir em novas oportunidades. Quando falamos de marketing na atualidade, é impossível não falar em marketing digital. Com novos recursos e a análise precisa de dados, é fundamental que você saiba utilizar a tecnologia a fim de transformar a informação em resultados efetivos para a empresa.

Quer saber como o marketing digital pode ajudar a encontrar um diferencial na expansão dos negócios? Veja abaixo!

Let’s talk: marketing digital

A essência do marketing sempre esteve ligada à satisfazer necessidades e desejos dos consumidores. Se, nos últimos tempos, eles estão — cada vez mais — online é claro que as estratégias também precisavam migrar para o universo digital. E é por isso que as organizações que desejam se manter cada vez mais competitivas precisam direcionar seus principais esforços para os canais digitais, a fim de estarem mais próximas de seus clientes e prospects .

Assim, basicamente, o marketing digital utiliza recursos e redes — sites, mecanismos de busca, mídias sociais, e-mails, aplicativos mobile e blogs — com o intuito de resolver problemas e dores de clientes até chegar ao resultado efetivo da “venda” do produto ou serviço.

Diferente da persistência do marketing tradicional, a estratégia digital é mais personalizada e direcionada ao cliente certo, no momento apropriado. Com o auxílio de ferramentas como Big Data e Power BI é possível transformar dados em ativos valiosos e conhecimento sobre todo o comportamento de compra.

Assim, o marketing digital torna mais viável o engajamento e a personalização de ofertas específicas de acordo com a segmentação do público — que pode ser feita com a análise de diversas variáveis, o que torna o processo ainda mais eficiente.

Além disso, como existe o direcionamento específico da mensagem, o custo-benefício do seu investimento pode ser excelente. Anunciar no Facebook ou no Google Ads é bem mais em conta do que vincular uma propaganda no chamado horário nobre ou mesmo um anúncio em revista de circulação nacional. E você ainda tem a vantagem de anunciar para o público certo.

Marketing digital: principais tendências

Não basta simplesmente entender o que é o marketing digital e como ele funciona. Com as inovações constantes da Indústria 4.0 é essencial ficar antenado às tendências do mercado a fim de antecipar oportunidades de negócio e engajamento com os consumidores.

Mobile Marketing

O marketing digital já vinha ganhando força, mas com a popularização dos dispositivos móveis ficou ainda mais evidente a necessidade de investir na estratégia online.

A conectividade em tempo real, 24/7, permitiu a quebra da fronteira entre o online e o offline. As experiências virtual e real são cada vez mais próximas e conjuntas, portanto, é fundamental investir em uma estratégia de atendimento omnichannel — atenda onde o consumidor está.

Segundo dados da Abranet — Associação Brasileira de Internet — três de cada quatro lares brasileiros já possuem conexão com internet e, para 97% dos usuários, o celular é a ferramenta preferida para o acesso. As conversas por texto (95%) ou voz (84%) e assistir vídeos (82%) são as atividades mais frequentes.

Com esses dados fica bem mais claro entender porque o mobile marketing é vital para as empresas hoje. Já que seus clientes querem se comunicar — não é por acaso que as atividades mais frequentes sejam as conversas — utilize isso à favor da sua empresa e converse com eles.

Promova uma alteração no mindset da estratégia em vez de apenas tentar vender, aprenda a desenvolver, construir e fortalecer relações. Assim, as vendas ocorrerão quase que naturalmente e seus clientes poderão, inclusive, virar promotores de marca.

Marketing de conteúdo

É praticamente impossível falar de marketing digital sem falar de marketing de conteúdo. A hegemonia do Google como principal mecanismo de busca é incontestável. Por isso, se você deseja ser visto e encontrado pelos seus clientes, precisa, primeiro, ser relevante para o buscador.

Sites e blogs. Promova conteúdos relevantes que esclareçam dúvidas e mostrem como resolver a dor da sua persona. Entenda o funil de marketing/vendas e faça uso de dados para entender a jornada de compra de seus clientes. Leve-os para mais perto de sua marca criando conteúdos de valor. Esteja pronto para proporcionar o melhor atendimento e experiência quando o consumidor estiver “pronto” para efetuar a compra ou contratar o serviço.

Lembre-se de investir em SEO (search engine optimization) para ser encontrado pelo Google. Segmente e divulgue o conteúdo nas redes sociais — utilize recursos de ADS, mas não se esqueça do tráfego orgânico — a fim de gerar mais visualizações e aumentar o engajamento com a marca.

Realidade Virtual

Uma tendência cada vez mais forte, a realidade virtual, tem a ver, principalmente, com a experiência que será entregue ao consumidor. No marketing, ela deve ser utilizada como um recurso que visa influenciar a decisão de compra.

Como falamos, a linha entre o virtual e o real é cada vez mais tênue. Assim, uma experiência de realidade virtual pode proporcionar ao consumidor uma experiência com a marca. Também a imersão que ela proporciona estimula os sentidos e o aspecto emocional, assim as chances de envolvimento do consumidor são muito maiores.

Independentemente do recurso escolhido — vídeos 360°, aplicativos de realidade virtual ou campanhas imersivas — lembre-se de que, mais do que a técnica, é importante pensar no conteúdo que será trabalhado.

Munido de conhecimento e estratégia

Como vimos, são diversas as tendências do marketing digital que você pode apostar, mas o principal é pensar nas relações que a organização deseja estabelecer com os consumidores. É importante inovar e utilizar os recursos tecnológicos a favor do negócio e da empresa, mas lembre-se de que estamos falando com pessoas e não com máquinas.

E então? Tudo pronto para começar o investimento em marketing digital? As oportunidades estão disponíveis para quem deseja se destacar. Aproveite os insights do texto para trabalhar, cada vez mais, em sua estratégia de negócio para sair na frente e entregar os melhores resultados.

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Talk NMB
Content Team

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