Mesmo em segmentos mais específicos como a indústria química, é possível fazer um bom trabalho de marketing para garantir novos clientes.

Alguns setores parecem ter maior facilidade para estreitar suas relações com o público e fornecedores. Mas o que dizer da indústria química que, segundo a Abiquim, representa 10,8% da indústria de transformação e se mantém em terceira posição no cenário nacional?

Felizmente, com criatividade e um olhar atento para o planejamento estratégico, é possível usar o marketing para divulgar o seu negócio de maneira eficaz, melhorar a relação com o público e o mercado e colher resultados surpreendentes!

Entenda, a seguir, como os investimentos em marketing podem fazer a diferença em seu negócio e quais ações podem ser aplicadas dentro de sua estratégia!

Qual é a importância do marketing para a indústria química?

A expansão dos negócios na indústria química não pode se restringir à produção e à sua constante otimização. Especialmente hoje, na era da informação e da transparência, clientes e fornecedores desejam se aproximar das empresas para entender como elas funcionam e se seu funcionamento se alinha com seus valores.

Uma expansão sustentável não visa apenas a constante melhoria dos produtos e serviços, mas também o fortalecimento da marca, de modo que os negócios cresçam com coerência e em uma relação harmoniosa com a sociedade com que se relaciona.

É por meio do investimento em experiências melhores em todos os canais de atendimento, em boas apresentações e em muita escuta que a indústria química conquista clientes fiéis, criando um fluxo de vendas constante e maior poder de negociação em diversos tipos de contrato.

Portanto, investir em técnicas de marketing é essencial para que o seu negócio cresça de forma sustentável, fortalecendo o relacionamento com stakeholders, fornecedores e consumidores finais.

Quais são as ações de marketing essenciais para promover um negócio na indústria química?

Analisando os interesses de seu público e atentando aos seus objetivos estratégicos, você pode estruturar ações de marketing que levem a sua marca para novos patamares no mercado e aprimorem seus resultados. Veja como!

  1. Entenda seu objetivo

Qual é o seu objetivo ao investir em ações de marketing? Revisando o plano de negócios e o seu planejamento estratégico, pense em como as ações de marketing podem ajudar no alcance dos objetivos e metas estabelecidas.

Fortalecer a marca, promover uma linha de produtos e melhorar a relação com fornecedores são objetivos válidos, mas requerem estratégias diferentes.

A partir dos objetivos e metas estabelecidos, você deve determinar índices e métricas de acompanhamento. Afinal, o que não pode ser mensurado não pode ser aprimorado, e ficará difícil entender a efetividade de suas ações se elas não estão sendo rastreadas.

Retorno sobre o investimento, taxa de cliques, quantidade de buscas pela marca, frequência de visitas ao site ou estande (quando participa de eventos), número de amostras distribuídas e avaliações feitas por usuários são apenas algumas que podem ajudar nessa avaliação.

  1. Ouça seu público

Para criar uma estratégia efetiva de aproximação entre sua marca, stakeholders, fornecedores e clientes finais, é preciso entender como eles a enxergam e o que esperam de sua empresa.

Isso é o que permitirá traçar estratégias mais efetivas para corrigir eventuais problemas, aprimorar produtos e serviços e agir de maneira mais efetiva. Conte com o apoio de empresas especializadas em pesquisas de público para ter resultados mais fiéis!

  1. Invista no marketing digital

Diversos segmentos da indústria química necessitam de esclarecimento de conceitos para que as pessoas se aproximem. Pense no exemplo das marcas especializadas em produtos dermatológicos.

Hoje, uma série delas têm investido em blogs e parcerias com influenciadores digitais para explicar a importância de seus produtos e demonstrar técnicas para tirar o melhor proveito deles.

marketing digital oferece uma série de recursos relativamente acessíveis para que você possa estreitar a relação entre o seu público e a sua marca. Conteúdos especializados em sua área podem ser divulgados em blogs institucionais e posts nas redes sociais com técnicas de marketing de conteúdo.

Vale lembrar que, nas relações digitais, o conteúdo é um dos principais pilares da estratégia de marketing, pois ele é uma resposta imediata às pesquisas que o público-alvo faz na internet.

Tão importante quanto veicular um conteúdo de qualidade é garantir que ele seja encontrado. Daí o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), como o uso de palavras-chave, aprimoramento da experiência do usuário e melhorias na velocidade de carregamento do site.

Um profissional de marketing interno, em diálogo com agências especializadas, pode ampliar o alcance de seu negócio e realizar todo esse trabalho com maestria e aplicação sustentável de recursos.

  1. Faça automação de seus canais de atendimento

Uma série de solicitações de seus clientes podem ser agilizadas com o uso de bots. Esses “robôs” operam com fluxos de atendimento programados, conseguem auxiliar o consumidor com dúvidas simples e aprimorar a qualidade do atendimento. Em caso de questões mais complexas, eles direcionam o cliente para o departamento especializado.

É possível implantar os bots em janelas de chat no seu site e em suas redes sociais. Por não dependerem tanto da interação humana, eles podem ajudar os clientes 24 horas.

  1. Participe de feiras e exposições do setor

Feiras e exposições abrigam um grande público rotativo, por isso representam a oportunidade ideal para permitir que pessoas que ainda não conheciam a sua marca a conheçam, o que amplia a sua rede de contatos. Por isso, participe desses eventos e prepare-se!

Com um estande bem-posicionado e que represente os valores da sua marca, você atrai mais visitantes e chances para expor os benefícios de seus produtos e serviços. Empresas especializadas ajudam a montar uma cenografia esteticamente agradável e alinhada aos objetivos de sua estratégia.

Lembre-se também de preparar materiais informativos e dinâmicos que proporcionem uma boa experiência e transmitam a confiabilidade de sua empresa para seu público.

Um cafezinho ou chá, poltronas e mesas para que os visitantes se sentem e conversem à vontade, amostras de produtos e demonstrações são apenas algumas sugestões para fazer a sua marca brilhar. Essa também é uma oportunidade e tanto para testar a aceitação de seus produtos antes de lançá-los no mercado e se atualizar sobre tendências. Aproveite!

Você conhece algum evento da indústria química? Procure os maiores eventos do seu setor para participar, assim é uma segurança maior de retorno sobre investimento, mas não esqueça de fazer sua parte!

A Analitica Latin America é um desses eventos, que reúne toda a indústria química analítica, unindo desde a academia (pesquisadores) até poder público e privado, dos setores alimentício, farmacêutico, cosmético, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros. Saiba mais aqui!

Estratégias de marketing amparam o crescimento sustentável da indústria química. Há uma variada gama de técnicas digitais e offline que podem ser aproveitadas por sua marca. Foque em seus objetivos e metas, nas necessidades do seu público e mensure todas as táticas.

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