O crescimento do mercado de cosméticos masculinos já é uma realidade e têm tudo para gerar mais vendas nos próximos anos. Você está preparado?

O mercado de cosméticos masculinos teve avanços consideráveis nos últimos anos. Muito desse movimento tem relação com a desconstrução daquela velha ideia de que vaidade é coisa de mulher.

Os homens têm se preocupado em cuidar mais da beleza e isso vai desde a rotina com a pele até o cabelo e a barba. Naturalmente, se há mais procura, o mercado oferece opções mais amplas de produtos.

Nos próximos anos, o crescimento desse segmento é uma realidade fácil de detectar, porém, para qual direção esse desenvolvimento vai? Tendências de produtos, serviços, estabelecimentos e até mesmo de diferentes tipos de modelos de negócio surgirão, o que é muito positivo.

Curioso para saber mais sobre esse tema? Continue a leitura e veja o que esperar do mercado de cosméticos masculinos!

Mercado de cosméticos masculino e seu cenário atual

Quantos homens que você conhece já mantêm uma rotina de cuidados com a beleza? Podem não ser muitos, mas eles têm mudado o pensamento quanto a isso. A desconstrução de ideias antigas fez com que uma boa parcela do público masculino passasse a considerar uma rotina de cuidados com a aparência.

Uns vão pelo caminho mais simples e iniciante, com perfumes, produtos para a barba e protetor solar, enquanto outros já descobriram a importância do esfoliante, do hidratante e até mesmo dos cremes que desaceleram o envelhecimento da pele.

Em meio a essas descobertas e maior abertura, o mercado aqueceu e traz números relevantes: o Brasil representa 13% do total de vendas desses produtos no mundo. Em valores, isso representou US$ 6,2 bilhões em 2017, último ano de apuração estudado pelo Euromonitor, provedor de pesquisa de mercado. Com um avanço tão significativo, fechar os olhos para essa possibilidade seria um grande erro.

Produtos que mais fazem sucesso

Esse sucesso de vendas, no entanto, pode ser observado com mais detalhes. Isso ajuda a perceber quais produtos são os mais buscados por homens e, apesar da mudança de hábito, eles ainda são um pouco conservadores. Perfumes, desodorantes e produtos para a barba foram, respectivamente, os 3 tipos de cosméticos masculinos mais vendidos no Brasil em 2017.

Tendências do segmento nos próximos anos

A maior inclinação a cuidar da beleza tem sido um fator animador às empresas que produzem cosméticos masculinos. O mercado está aquecido, especialmente com o crescimento da aceitação das barbas e com os homens buscando ainda mais cuidado com elas. Essa movimentação gera espaço para tendências de mercado que, ao longo dos próximos anos, devem avançar consideravelmente.

Não estamos falando apenas de produtos, mas também de modelos de negócio e de hábitos de consumo que vão se desenvolver. A seguir, entenda melhor o que o mercado de cosméticos masculinos pode esperar para os próximos anos e veja como isso impacta as empresas!

Mais barbearias e aumento do consumo de produtos

As barbearias sempre foram um local em que um hábito social é cultivado. Mais do que um corte e uma barba, ali há toda a tradição do bate-papo dentro daquele espírito de vizinhança. Isso tem sido retomado e fortalecido com as novas barbearias e elas geram direta e indiretamente um grande impacto positivo no mercado de cosméticos masculinos.

Os homens perceberam que podem ter uma aparência muito melhor se entregarem cabelo e barba para profissionais que realmente sabem o que estão fazendo. O mais atrativo é que todo esse cuidado acontece em um ambiente mais convidativo, em que o homem chega, bate um papo, bebe cerveja e ainda recebe um tratamento de qualidade.

No salão, tanto o corte quanto a barba são feitos com o uso de produtos variados que despertam a curiosidade dos homens. Assim, a busca por manter um visual de destaque no cotidiano gera um desejo de cuidados que vão além da barbearia. Isso tem fortalecido o mercado de cosméticos, já que novos hábitos estão sendo adotados por homens que passaram a se cuidar

Aumento das compras online

O on-line já está bem estabilizado na era digital graças à segurança e à conveniência que o e-commerce possibilita. Quando falamos do mercado de cosméticos para homens, há um fortalecimento considerável das vendas pela internet, o que pode ser explicado a partir de duas perspectivas interessantes.

A primeira tem a ver simplesmente com o consumo. Os homens se cuidam mais e, como a internet é uma opção muito confiável, comprar em um e-commerce é algo natural. Essa prática gera ótimas oportunidades para lojas especializadas e com foco no público masculino.

Por outro lado, mais compras on-line também ajudam a entender como esse comportamento de desconstrução ainda está em fase transitória. Muitos homens ainda não se sentem confortáveis em comprar seus produtos em pontos físicos e isso faz com que eles recorram à web. Ao e-commerce, aproveitar essa situação é fundamental para potencializar as vendas, que devem crescer ainda mais.

Desenvolvimento de itens multiuso para homens

Homens ainda estão começando a entender mais sobre produtos. Isso gera dúvidas e insegurança na hora de escolher o item certo, mas alguns fabricantes entenderam como resolver isso. Os produtos multiuso têm feito sucesso já que atendem a diversas necessidades masculinas, além de serem muito mais práticos. Para os homens que estão começando a se cuidar, esses cosméticos são fundamentais.

Um bom exemplo são os shampoos multiuso. Eles são desenvolvidos com propriedades que entregam a mesma limpeza e nutrição tanto para o cabelo quanto para a barba, cuidando dos dois tipos de fios. Há também as pastas modeladoras que fazem o mesmo papel, também cuidando do cabelo e da barba.

Para o homem, além de representar economia, há a comodidade de ter apenas um produto que o atenda em diferentes momentos do seu dia a dia. As linhas multiuso são uma ótima porta de entrada ao público masculino, conquistando clientes por meio da praticidade sem perder a eficácia.

Fortalecimento geral do mercado

Se os hábitos mudaram e os homens estão mais preocupados com os cuidados e aparência, isso representa um mercado aberto. Cosméticos apresentam uma profundidade de opções, atendendo a cada uma das necessidades do homem. Perfumes, desodorantes, hidratantes, esfoliantes, linha para barba e cabelo, além de muitos outros produtos.

Esse interesse maior é um fator que deve servir de motivação para as empresas que trabalham com cosméticos ou para aquelas que querem entrar no mercado masculino. O mercado se fortalece, a competitividade está aberta e mais oportunidades são geradas para marcas de todos os tipos. Isso ajuda a aquecer a economia do setor e, por fim, dá mais opções ao consumidor.

Os cosméticos masculinos já são uma realidade e têm tudo para gerar mais vendas nos próximos anos. Às marcas cabe ficar de olho nas tendências e trabalhar com inovação e entendimento do público para colocar os melhores produtos e serviços no mercado.

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Content Team

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