Mercado magistral: como ele se desenvolveu e quais foram os impactos da pandemia?

7 minutos para ler

O mercado magistral é um ramo que tem crescido consideravelmente no território brasileiro. O avanço tecnológico, somado à excelência no quesito do manuseio das matérias-primas são os principais fatores que tornam o Brasil um país reconhecido mundialmente.

Devido ao considerável crescimento, há um maior investimento tecnológico, possibilitando, assim, o surgimento de inovações e facilidades na aplicação. Diante do exposto, percebemos que o mercado magistral é uma nova e pertinente aposta para a realidade em que vivemos. Ainda será uma das alternativas mais promissoras!

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba muito mais!

O que é necessário para aproveitar o mercado de farmácias magistrais?

Podemos aproveitar várias coisas, entre elas temos:

Transparência

Estabelecer a ciência dentro dos serviços prestados é um quesito de extrema importância. Quando falamos isso, queremos implicar sobre a necessidade de deixar as questões de validade, indicações e contraindicações, posologias de forma clara e transparente.

Ao fazer isso, você estará, automaticamente, estabelecendo um vínculo de confiança com o seu público consumidor.

Presença midiática

Diante da era tecnológica em que estamos vivendo, é imprescindível a divulgação da sua farmácia nos canais de comunicação digital. Além disso, fazer parcerias com a imprensa e com outros portais de divulgação vale muito a pena.

Uma vez fazendo isso, a sua empresa conseguirá expandir a sua imagem, melhorando a comunicação e o relacionamento com os seus pacientes.

Personalização

Juntamente com o serviço personalizado para atender os pacientes, proporcionar um atendimento diferenciado também agrega muito para a fidelização dos seus clientes. Logo, é mais do que necessário montar uma equipe que esteja de acordo com o perfil dos consumidores, adequando ao estilo exigido por cada um.

Quais são os desafios encontrados?

São inúmeros os desafios encontrados e por ser um mecanismo mais novo, a aplicação dele requer profissionais mais especializados e aptos para realizarem os serviços. Além do mais, é preciso que haja mais engajamento na aplicação, uma vez que o mercado cada vez mais competitivo, mais difícil é para a sua empresa se manter em um bom nível de visibilidade.

Diante disso, vemos que a pandemia alavancou ainda mais o mercado magistral. Aqueles que já estavam nesse meio estão tendo mais oportunidades para crescer mais ainda.

Além disso, as corporações que estão entrando agora na pandemia, estão tendo mais suporte e manejo para utilizar dessa ferramenta.

Quais as principais tendências do setor magistral?

Há diversas tendências do setor magistral e, justamente por isso, preparamos as principais para você!

Medicação e atendimento personalizado na saúde

Com o crescimento significativo na busca por medicamentos, as farmácias têm sido muito buscadas. Logo, ter um atendimento de excelência e com um histórico bom, onde seus clientes proporcionam feedbacks positivos são pontos imprescindíveis. Porém, para isso acontecer, é necessário saber gerenciar de forma positiva todas as vendas e todo o processo interno.

Fazendo isso, o atendimento ao cliente será bem mais rápido e eficiente. Dessa forma, um sistema inteligente pode proporcionar diversos benefícios, como a personalização eficaz de cada uma das formulações, abordando também as novas tendências.

Prescrição Eletrônica: modernidade e segurança

O método analógico de prescrição é um meio não tão eficaz, pois gera dúvidas no momento de entender qual medicamento foi receitado pelo especialista, ainda que haja normas que estabeleçam a nitidez da escrita.

Logo, com o surgimento da prescrição eletrônica, a vida dos farmacêuticos, médicos e até dos pacientes melhoraram consideravelmente nesse quesito explícito acima. Com o uso da prescrição eletrônica, as receitas vinculadas a ele podem ser consultadas por meio do número do CPF.

Diante disso, percebemos o quanto essa tendência afeta positivamente a questão da saúde de uma forma geral, melhorando ainda mais a qualidade de vida de toda a população brasileira!

Conectividade para o mercado magistral

Os meios tecnológicos proporcionaram inúmeras facilidades, como as vendas onlines e uma maior visibilidade. Diante disso, os clientes se tornam mais autônomos no momento de escolha dos seus medicamentos, estando mais aptos para pesquisarem, escolherem e comprarem os seus insumos medicamentosos.

Logo, podemos destacar que quando o assunto é venda on-line, os números de vendas crescem de forma exponencial. Devido a isso, há inúmeras mudanças no mercado magistral, uma vez que será preciso uma adaptação, proporcionando, consideravelmente, mais facilidade para o consumidor. Essas adaptações estão ligadas a, por exemplo: aplicativos para venda das mercadorias, links para pagamentos, whatsapp ou outros canais para atendimento.

Atendimento via telemedicina

A telemedicina se baseia em atendimentos realizados via meios tecnológicos, onde não é preciso o paciente estar frente a frente com o seu especialista. Logo, esse atendimento pode ser realizado via: chat, ligação, chamada de vídeo, proporcionando meios ainda mais assertivos e dinâmicos.

Ao colocar os atendimentos via telemedicina, as farmácias de manipulação poderão crescer ainda mais, uma vez que poderão solicitar atendimento médico de forma remota para o seu cliente, ainda dentro do estabelecimento.

Outra forma efetiva para esse setor é o auxílio médico à distância. Com o uso de métodos e diante da vida que exige cada vez mais o nosso tempo, esse método é muito importante para toda a sociedade.

Nova disposição dos produtos nas farmácias magistrais

Devido às inovações que surgem a todo instante, o mercado se tornou ainda mais competitivo, sobressaindo aqueles que conseguem se adequar aos novos métodos. As farmácias magistrais estão cada vez mais buscando por nova disposição de gôndolas internamente, buscando sempre melhorar o oferecimento dos serviços.

Com isso, as mercadorias podem ser separadas por necessidade, categoria, preço e, principalmente, tendência. Porém, tem algumas com restrição, onde não podem ser expostas.

Diante de tudo o que foi dito, percebemos que o mercado magistral é imprescindível. Conforme os órgãos do setor, o número de farmácias de manipulação é em cerca de 5.500 unidades, levando em conta as diversas regiões do país. Diante disso, podemos perceber que aumentou bastante e a tendência é só aumentar!

Em relação às principais estatísticas do mercado magistral, por exemplo, cerca de 79,8% dos estabelecimentos são matrizes e cerca de 20,3% são filiais.

Portanto, sabemos que diante da pandemia vivenciada, tudo que é realizado de forma online e por delivery ganhou muito no quesito crescimento financeiro. As empresas que não adeptas a esse método, começaram a aderir, impactando positivamente no número de vendas.

Grande parte dos investimentos que envolvem a presença midiática geram impactos positivos. Não diferente da do mercado magistral, utilizar as vias midiáticas para a divulgação de anúncio e campanhas são pontos imprescindíveis.

Com isso, a imagem da empresa melhora e o relacionamento da corporação com o cliente fica mais objetiva, podendo disponibilizar mais feedbacks sobre os atendimentos.

Por fim, para finalizarmos esse assunto, podemos dizer, brevemente, que o mercado magistral é fundamental para a sociedade vivente. Diante de uma vida corrida, adotar meios alternativos que tornam as tarefas do dia a dia mais fáceis são muito bem vindos! Além do mais, o capitalismo impõe essa rápida solução para os problemas em curto intervalo de tempo, a fim de facilitar ainda mais a vida dos consumidores.

Gostou do nosso post? Então, nos siga nas redes sociais

Posts relacionados

Deixe um comentário