O que são os marketplaces de farmácia e como eles vem crescendo nos últimos anos?

6 minutos para ler

Praticamente quase 8 meses após o início da pandemia no Brasil, percebemos que diversos setores, que progrediram mais devagar, acabaram sendo impulsionados diante dessa realidade, como o setor das farmácias.

Serviços de farmácia realizados de maneira online, que antes eram dificultados pela resistência das pessoas em realizarem compras via internet, aumentaram de maneira considerável durante a pandemia. De fato, esse tipo de serviço fez e continua fazendo sucesso!

Ficou curioso sobre o assunto? Deseja saber ainda mais sobre os marketplaces de farmácia? Então, continue a leitura e confira!

O que é marketplace?

O marketplace é um tipo de negócio surgido no Brasil no ano de 2012, que funciona como um shopping center virtual. Essa ferramenta trouxe uma perspectiva muito vantajosa para o consumidor, uma vez que agrupa inúmeras marcas em um só lugar, facilitando o momento das compras ou na busca pela sua mercadoria de desejo.

Grande parte das empresas de grande porte adere a esse mecanismo. Porém, é válido ressaltar que, independentemente do porte da sua empresa, utilizar o marketplace alavanca muito a sua marca!

Por exemplo: ainda que haja mais de uma farmácia na sua cidade, aquela que tiver o serviço de marketplace terá uma estabilidade muito maior no mercado, aumentando o fluxo de movimento e de vendas e diferenciando-se bastante da que não proporciona esse tipo de ferramenta.

Além disso, as atividades que são realizadas online ficam mais otimizadas, o tempo de realização é reduzido e os envolvidos têm mais conforto.

Quais as vantagens do marketplace?

São inúmeras as vantagens que o marketplace proporciona, pensando nisso falaremos sobre as principais!

Visibilidade

Sabemos que um dos maiores benefícios do marketplace é a visibilidade. Isso porque, quanto maior a quantidade de visitas no site da sua farmácia, maior será o número de pessoas atingidas. Isso retira a necessidade de realizar um investimento específico no seu tempo para a divulgação.

Além disso, uma vez que a sua mercadoria é exposta no site seguro, mais confiantes os clientes ficam no momento de realizar as suas compras, ainda que a sua corporação seja recente no mercado.

O site é basicamente a porta de entrada para saber sobre o seu comércio, diante disso, uma vez bem-feito, maior será a credibilidade dada pelo consumidor. Com tudo isso, o cliente sabe quais são as mercadorias comercializadas que são de qualidade e confiança.

Custos e retornos

Quando uma plataforma online agrupa várias marcas, os custos gerados pela publicidade são bastante reduzidos. De uma forma mais generalizada, é muito importante que o empreendedor negocie com o marketplace os valores, uma vez que ele mostra os produtos que deverão ser vendidos.

Pensando na questão dos investimentos em marketing, tecnologia e mídia, caso o empreendedor dispense, a margem de lucro será ainda maior.

Ainda que o empreendedor faça isso, é importante destacar que a publicidade faz parte do desenvolvimento do marketplace, pois quanto mais atrativo e seguro, mais os clientes depositam a sua confiança.

Aumento considerável no número de vendas

O marketplace proporciona diversas oportunidades de vendas para as farmácias. Hoje, os maiores marketplaces têm uma audiência grande, agregando cerca de 40 milhões de potenciais compradores, o que mostra que utilizar essa ferramenta amplia, consideravelmente, as chances de adquirir novos clientes interessados na sua mercadoria.

Por exemplo, um cliente decide comprar um remédio e aparece para ele todas as marcas disponíveis, o que deixa a compra mais fácil. Caso as características do produto e o preço estejam de acordo com o desejo do consumidor, ele realizará a compra sem pensar duas vezes.

Enquanto isso, se a forma de trabalho se resumisse só na convencional, seria um trabalho muito mais intenso, exigindo muito mais na construção das marcas, no relacionamento com o público e diversas outras etapas essenciais para o sucesso e desenvolvimento concreto da empresa.

Por isso, é essencial analisar aspecto por aspecto, lembrando sempre das vantagens do marketplace.

Diversidade de público e crescimento notório da empresa

Quando os clientes conhecem a sua marca, aumenta ainda mais o processo de compra. Assim, chegará uma maior demanda para a sua farmácia, possibilitando, o aumento do leque de mercadorias oferecidas pela sua ferramenta.

Devido ao aumento da visibilidade, de consumidores e de capital, o marketplace proporciona um desenvolvimento e um crescimento satisfatório para a sua corporação.

Logo, há mais oportunidades e planos para atingir ainda mais metas, aderindo aos novos produtos e trazendo-os para o seu e-commerce.

Como funciona um marketplace?

Essa ferramenta conta com 3 formas de acesso. A primeira se baseia na forma em que os vendedores têm acesso à plataforma, com o intuito de realizar o cadastramento dos serviços e produtos oferecidos.

Ademais, o administrador do marketplace tem um acesso que possibilita realizar o gerenciamento de todos os vendedores.

Por último, os consumidores acessam o marketplace, realizam compras e contratam serviços.

Portanto, os clientes realizam as suas compras de forma rápida e gratuita. Além disso, o consumidor pode comparar as ofertas, pedir orçamentos e, até mesmo, fazer avaliações dos profissionais da corporação.

Por que esse tipo de investimento cresceu tanto nos últimos anos?

Vivemos em uma era tecnológica, em que grande parte dos processos das empresas foi automatizado, aderindo às inovações presentes no mercado.

Diante disso, ferramentas como o marketplace são imprescindíveis para as corporações que querem evoluir. Além disso, sabemos que a competitividade no mercado é muito grande, por isso, é necessário ter essas inovações.

Não foram só as empresas que aderiram a esses mecanismos, mas também os clientes, uma vez que eles buscam mais comodidade e praticidade na hora de realizar as suas compras. Por isso, não pense duas vezes para realizar esse investimento, pois é crucial.

Ainda que o número de concorrentes tenha aumentado, temos também um número maior de medidas a serem adotadas para alavancar o negócio. Por isso, não é uma tarefa difícil, basta dedicar e destinar uma parte do seu tempo para investir nos marketplaces de farmácia.

Portanto, abordamos ao longo do post o que é o marketplace, bem como as suas vantagens e por que vem crescendo de forma significativa no mercado.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe nas suas redes sociais e envie para os seus amigos! 

Posts relacionados

Deixe um comentário