Existe um grande risco de as empresas terem decréscimo em períodos de recessão econômica, e isso pode impactar negativamente o negócio como um todo. Mas a boa notícia é que é totalmente possível conquistar oportunidades em tempos de crise — e contornar a situação.

É importante ter em mente que uma visão ingênua e romântica sobre a crise não contribui em nada para que sua empresa possa superá-la. Portanto, aplicar ações e medidas pontuais e assertivas é essencial.

Sem dúvida, a forma como lidamos com os desafios é que determina o futuro. Logo, em um momento de crise, em vez de ficar reclamando e se lamentando, é preciso arregaçar bem as mangas e seguir em frente, estudando e reinventando o próprio negócio.

Quer saber como aproveitar as oportunidades em momentos conturbados como o que estamos vivendo agora no País e no mundo devido à pandemia do coronavírus? Então, continue a leitura do texto e aproveite nossas dicas infalíveis! Boa leitura!

Cortar o que puder cortar

Uma prática interessante e crucial para saber como aproveitar as oportunidades em tempos de crise é reorganizar os custos. De forma bem resumida, é necessário avaliar o que realmente vale a pena manter e aquilo que não é necessário. Para isso, é preciso analisar:

  • Fornecedores: caso seja possível trocar por outros que sejam mais baratos, você pode tentar negociar;
  • Estoque: verifique o volume de produtos parados e coloque para girar as mercadorias que puder. Reduzir a produção também é fundamental, afinal de contas, um estoque parado pode acabar gerando prejuízos sérios financeiros, sem falar que os produtos estragam;
  • Colaboradores: tente não demitir nem admitir  funcionários, a não ser que seja em exceções, pois os processos são caros;
  • Contas: é importante promover uma campanha dentro da corporação para que as pessoas fiquem mais atentas quanto ao uso de água e de energia, por exemplo. Para reduzir valores, é interessante também efetuar trocas, substituindo lâmpadas incandescentes pelas de LED e, claro, investir em descargas e torneiras mais econômicas.
Inovar junto aos seus profissionais

Todos sabem que as ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão empresarial online, ajudam os empreendimentos a organizar os processos internos e melhorar cada vez mais os resultados dos departamentos. Alguns empreendedores, no entanto, acabam se fechando para a inovação e ficam para trás.

É importante abraçar as mudanças. Ainda usando o mesmo exemplo, podemos afirmar que os sistemas ERP ajudam os gestores a coletar dados ao longo dos anos e identificar falhas, o que é essencial para revisar o planejamento estratégico da empresa e identificar oportunidades em tempos de crise. Quando falamos em vendas, vários gestores ainda se negam a investir em estratégias de marketing de conteúdo. E é importante saber que elas:

  • Atraem clientes em potencial;
  • Aumentam a visibilidade da marca;
  • Impulsionam as vendas;
  • Fortalecem a reputação online do negócio.

Isso tudo é ou não é fundamental e imprescindível em momentos turbulentos? Deixar modelos antigos e convencionais para trás pode acabar impulsionando o crescimento da empresa.

Outro exemplo oportuno de mudança que podemos citar é: se você precisa diminuir os gastos, por que não utilizar o modelo de trabalho home office? Sem sombra de dúvidas, essa transição já reduz e muito as despesas com refeição e deslocamento e dos funcionários.

Mudar o foco do negócio, sempre que preciso

Em vez de se lamentar ou de reclamar que provavelmente os consumidores não vão efetuar compras com sua marca, procure mudar o foco. Você pode, por exemplo, pensar em soluções que realmente façam sentido para eles nesse momento, como ofertar um downgrade de um plano.

Além disso, pode enviar um e-mail perguntando como o cliente está lidando com a situação e convidá-lo a fazer uma visita ao negócio. Saiba que pequenas atitudes como essa geram valor, pois o consumidor vai sentir que sua empresa está preocupada com ele, e esse é um fator relevante para o processo de fidelização. Tenha em mente que aplicar essas ações vai fazer você se sentir melhor, tanto como empresário como ser humano.

Investir em conhecimento

Você pode precisar de até cinco negociações para realizar uma venda. Dessa forma, é interessante conversar com seu time para saber quais são as maiores objeções de seus clientes. Além de aprender muito mais a respeito do comportamento de seus principais consumidores, você vai poder, com sua experiência, dar dicas bastante valiosas para sua equipe de profissionais sobre como quebrar as objeções e, com isso, reduzir o ciclo de vendas.

Fazer um diagnóstico do negócio e do mercado

Por fim, outra dica importante para aproveitar as oportunidades em tempos de crise é fazer o diagnóstico de seu negócio. Em épocas mais críticas, é comum que as pessoas gastem menos com compras. No entanto, ficar parado e não fazer nada em relação a isso não vai adiantar nada. Por isso, é fundamental conversar com time de marketing e de vendas e fazer um brainstorming com a fim de descobrir soluções sobre o assunto.

Nesse sentido, é essencial criar e-mails marketing persuasivos e criativos que direcionem o consumidor para a compra. Além disso, uma boa saída é investir em marketing de conteúdo e em links patrocinados para atrair visitantes.

Obviamente que traduzir essa estratégia em quantidade de vendas vai demandar tempo, mas lembre-se de que essa tática valoriza o relacionamento com o público e, como você sabe, manter um atual cliente é bem mais em conta do que conquistar novos.

Nesse quadro, também é fundamental criar promoções exclusivas para os consumidores que pagam bem, assim como oferecer condições diferenciadas, como garantir descontos, pois é uma atitude que ajuda a reduzir os casos de inadimplência.

Enfim, tenha certeza de que o empreendedor que souber aproveitar as oportunidades nesses tempos difíceis certamente vai ter mais cartas na manga que os concorrentes. Apesar de estarmos passando por um contexto desfavorável, com estratégia, planejamento e criatividade é possível vivenciar esse período sem grandes prejuízos e, até mesmo, lucrar com ele. Como afirma o palestrante e especialista em vendas Marcelo Ortega, o gestor capaz de ver oportunidade em frente à crise acaba tendo vantagem competitiva no mercado.

Bom, aproveitar oportunidades em tempos de crise não é uma tarefa muito fácil, mas, ao adotar as dicas que trouxemos aqui, você vai conseguir conquistar oportunidades mesmo em períodos adversos e transformar o momento ruim em uma chance de crescimento. Lembre-se: nenhuma crise vai durar para sempre e tenha certeza de que decisões inteligentes são capazes de gerar lucro, mesmo nesses períodos turbulentos.

E aí, gostou das dicas? Quer continuar aprendendo conosco? Então aproveite que está por aqui e conheça quais são as medidas fiscais e oportunidades tributárias que as empresas podem recorrer durante a crise do coronavírus e let’s talk!

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