Pele 3D: entenda como a tecnologia 3D está revolucionando as indústrias cosmética e farmacêutica

6 minutos para ler

A tecnologia 3D beneficia muitas empresas dos setores industriais. Compreender o objetivo dessa ferramenta é essencial para quem deseja manter-se atualizado a respeito das principais novidades de mercado, além de contribuir para a pele 3D.

A possibilidade de realizar uma impressão de peças em curto espaço de tempo e, normalmente, a um valor bem reduzido, faz com que o investimento em impressoras 3D comecem a ser uma realidade em muitas organizações.

Continue a leitura e saiba das vantagens do uso da tecnologia 3D nas indústrias cosmética e farmacêutica!

Possibilita a prototipagem com alto nível de detalhamento

A elaboração de protótipos a partir de processos de impressão 3D consiste em uma técnica que as indústrias utilizam há cerca de 20 anos. Mas, tem pouco tempo que esses protótipos se tornaram tão interativos e reais, desse modo eles são confundidos com as versões finais.

Isso ocorre porque a prototipagem realizada em tecnologia 3D permite que as indústrias criem itens muito mais realistas, elevando a previsibilidade de falhas e garantindo que as suas peças não demorem para chegar ao mercado.

Ao criar um protótipo de um produto, é possível avaliar com precisão, de forma que qualquer ajuste que seja necessário pode ser realizado antes de aprovar a produção em grande quantidade. Com essa vantagem, a elaboração de novos itens pode ser realizada de forma a garantir que materiais mais resistentes sejam usados, encontrando o tipo de material correto para criação de um produto.

Reduz o tempo de produção

Um dos benefícios da tecnologia 3D é a rapidez com que os processos são realizados. Os produtos são criados rapidamente, assim, reduzindo o tempo de fabricação. Projetos complexos podem ser impressos em poucas horas.

No passado, a criação de um protótipo levava dias ou semanas, com a tecnologia 3D ele é produzido em poucas horas. Embora as máquinas de criação de aditivos mais industriais necessitem de mais tempo para imprimir e para processar uma peça, a possibilidade de criar peças finais funcionais em volumes reduzidos a médios proporciona uma ótima vantagem de economia de tempo quando comparada às técnicas de criação tradicionais.

Apresenta custos reduzidos

Criar um molde envolve gastos, que dependendo do objetivo, podem ser elevados. Com a tecnologia 3D, a indústria consegue ter mais facilidade na criação dos seus próprios moldes, sem a necessidade de contratar um serviço terceirizado para realizar essa etapa.

Dessa maneira, o investimento em comprar uma impressora 3D pode ser primordial para uma empresa, visto que essa aquisição pode fornecer uma produção rápida e econômica. A utilização da impressão 3D para a criação de moldes economiza dinheiro por causa da possibilidade de evitar falhas de projetos antes mesmo da criação do produto final e, dependendo da sua aplicação, pode ser fabricado um molde para uso final a partir da impressão 3D.

O trabalho pode ser realizado com apenas uma máquina

Uma das vantagens mais significativas é a produção de diversos itens com apenas uma máquina. Assim, sua indústria consegue criar diversos produtos sem ocupar muito espaço. Isso favorece a produtividade e organização de seu negócio. Já que, não necessitará de um local grande para produzir bons itens, assim sua organização fica mais otimizada e os funcionários conseguem realizar o trabalho com mais eficiência.

Possibilita a criação de muitos materiais

Hoje em dia, os materiais de impressão 3D mais recorrentes são os plásticos. A utilização de metais em impressoras também encontra espaços em diversas indústrias, entre elas nas farmacêuticas. Essa tecnologia permite a criação de peças resistentes ao calor, boa rigidez e são biodegradáveis.

Uma das importantes vantagens da tecnologia 3D é a capacidade de imprimir qualquer coisa que possa caber dentro do seu volume de impressão. Normalmente, nos processos de impressão tradicionais, cada novo produto ou mudança no desenho exige uma nova ferramenta, molde, matriz ou gabarito. Com a tecnologia 3D, o design pode ser alimentado em um software slice ou “fatiador”, caso seja necessário um suporte pode ser acionado e, em seguida, impresso em poucos minutos.

Outra importante vantagem da impressão 3D é a possibilidade de elaborar geometrias complexas que anteriormente não podiam ser elaboradas como uma única peça. Com a tecnologia 3D é possível elaborar peças dentro de peças, cavidades ocas em peças sólidas e mecanismos funcionais como a pele 3D. Sendo assim, é possível que a indústria consiga fabricar muitos materiais com essa importante ferramenta.

Desperdício reduzido

Se no passado era normal que uma determinada quantidade de material fosse desperdiçada para que alcançasse o protótipo ideal, atualmente, isso não é mais um contratempo. Isso acontece porque a impressora 3D usa o plástico por adição de material de maneira exata, o que quer dizer que cada camada impressa proporciona a quantidade de material exata para a criação daquele item.

Além do mais, a produção em quantidade correta também ajuda na diminuição da utilização de plástico, evitando que a empresa perca uma determinada quantidade de material que não seja usada para a produção de peças. Isso é muito satisfatório para a organização, visto que ela trabalha de forma sustentável e contribui para o meio ambiente.

Avaliando o mercado, é perceptível que a tecnologia é primordial para que uma empresa consiga crescer em sua área de atuação, de modo que investir novos produtos e que façam sentido para a instituição se torna algo indispensável para o desenvolvimento e para o sucesso da empresa.

Por esse motivo, a tecnologia 3D é um recurso de grande necessidade para as indústrias que precisam criar protótipos, e precisa ser inserida o quanto antes para a melhoria dos processos e para a inovação da companhia.

Dessa maneira, saiba que a maioria das empresas pode ter os benefícios da tecnologia 3D. Essa impressão beneficia especialmente as organizações que necessitam elaborar modelos físicos de sua criação ou produtos.

Portanto, a tecnologia 3D possibilita que as instituições tenham ferramentas, gabaritos e acessórios impressos em 3D de maneira rápida e em grande escala para a criação da pele 3D. Isso quer dizer que, uma vez que as impressoras são configuradas, a fase de criação de produtos é simplificada e a quantidade de variações e falhas reduzem de maneira significativa. Sendo assim, muitas empresas usam essa ferramenta para melhorar e aperfeiçoar a sua produção.

Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto e let´s talk!

Posts relacionados

Deixe um comentário