Como foi a performance das Indie Brands durante a pandemia?

6 minutos para ler

As indie brands consistem em um conjunto de marcas independentes que se posicionam por uma opção ao mercado tradicional de produtos de beleza e higiene. A finalidade é não apresentar os padrões estabelecidos pelos grandes grupos varejistas.

Nesse sentido, é necessário ressaltar que as indie brands apresentam três importantes características, ou seja, marcas independentes, administradas por seus fundadores e que apostam em nichos de mercado. Além do mais, vale salientar que a comercialização dos produtos é focada em marketing digital.

Dessa forma, continue a leitura e saiba como foi a performance das indie brands durante a pandemia!

Como as empresas pequenas se saíram nessa época de crise?

A pandemia enfrentada pelo mundo em 2020 modificou de forma significativa o funcionamento de milhares de pequenas empresas. Sendo que muitas delas interromperam suas tarefas. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, é possível perceber que as maneiras de atuar dos pequenos empreendedores estão evoluindo satisfatoriamente nesse momento de pandemia.

Sendo que das organizações que continuam funcionando, 41,9% fazem agora somente entregas por meio de atendimento online. Outras 41, 2% das empresas estão trabalhando com horário reduzido, enquanto 21,6% estão fazendo trabalho remoto. Ainda é preciso frisar que por causa de algumas determinações do governo, algumas empresas precisaram deixar de funcionar e outras decidiram por contra própria encerrar suas atividades.

Como as indie brands sobreviveram usando o e-commerce?

As indie brands estão no mercado no canal digital, porque é lá que vão conseguir atingir o tipo de cliente que está sempre em busca de novidades e de olho no que está acontecendo no mercado. Assim o e-commerce contribui de forma significativa para que as novidades cheguem rapidamente no consumidor.

Nesse tempo de pandemia o e-commerce está sendo uma importante aliada para as pequenas empresas. Visto que suas vendas podem ser realizadas basicamente pela internet, sem necessitar precisamente de uma loja física, isso é essencial para que a venda seja realizada. Muitas pessoas gostam de fazer compras de casa mesmo e o e-commerce facilitou todo esse processo, logo as indie brands conseguem sobreviver e ganhar destaque no e-commerce.

Mas, para que isso aconteça, é necessário investir em marketing digital, pois os consumidores precisam conhecer suas lojas e suas propostas. Não adianta apenas querer vender online, é essencial chamar atenção do cliente e o marketing digital é uma ótima ferramenta para esse sucesso.

Por que as indie brands chamam atenção do consumidor?

As ferramentas tecnológicas permitiram que os projetos que estavam guardados em gavetas ganhassem forma. As redes sociais, por exemplo, permitiram pessoas de diversos lugares do país se conectar a outras com os mesmos propósitos e hábitos de consumo. Desse modo, uma demanda por itens que antes parecia irrelevantes começou a ganhar destaque, ocasionando uma necessidade para o mercado.

Quais são as indie brands nacionais?

Umas das indie brands nacionais que apresentam bandeiras bem estabelecidas e que cada ano cresce sua quantidade de clientes é a Casa feito Brasil, que detém as marcas feitas no Brasil, especializadas em produtos de cosméticos, e a Quintal, com produtos dermatológicos.

Sendo que essa empresa elabora produtos veganos artesanais que evidenciam os aspectos do Brasil. Além disso, a empresa também ajuda vários projetos sociais e incentiva o empoderamento feminino.

Quais os diferenciais das indie brands?

As indie brands apresentam uma característica muito diferente de uma grande marca, pois, diversas vezes, surge da vontade de uma só pessoa e são financiadas por seus investidores, que procuram novas formas de capital como pré-vendas e parcerias.

As criações de muitos produtos têm qualidade artesanal que se estende aos detalhes de funcionalidade, marketing e embalagem. Sendo que uma indie brand geralmente emprega novos processos, maneiras de obrigação e materiais. Por causa de seus recursos limitados, também criam produtos em menor quantidade, proporcionando à marca um aspecto mais exclusivo e desejado.

É válido ressaltar que as indie brands não proporcionam somente produtos, mas um conceito, mensagem, uma ideia que consiga chamar atenção do público-alvo. Os itens de beleza são os que mais crescem nesse ramo.

Qual a importância do marketing para as indie brands?

O marketing digital é essencial para o sucesso das pequenas empresas, pois é ele quem ajuda na atração de clientes, ele é o meio que faz a ligação entre cliente e o produto. Assim, com o marketing digital as demandas que antes pareciam isoladas para um determinado grupo de pessoas, ganham destaque no mercado.

Quais são os principais produtos vendidos?

Os principais produtos vendidos são os de beleza. Em São Paulo, por exemplo, um negócio recolhe garrafas de água mineral descartadas de restaurantes e bares, e usa como embalagem para confeccionar shampoos e condicionadores. Essa empresa faz parte do time das indie brands, um mercado que aumentou de forma significativa nos últimos anos.

É uma área que está crescendo muito no mercado e cada dia mais os empreendedores desejam lançar um novo produto, e que seja capaz de conquistar o público — muitos empreendedores do mundo estão ganhando destaque com seus produtos, mesmo que estejam começando de forma pequena. Hoje em dia, os clientes buscam por produtos diferenciados e as indie brands conseguem oferecer isso e, além do mais, com uma excelente qualidade.

Entretanto, é necessário ressaltar que as marcas independentes aumentam, mas ainda existem algumas dificuldades, por exemplo, questões de regulamentação. Pois, algumas são marcas muito pequenas. Outro problema é o poder de negociação com a cadeia de suprimentos, tanto de embalagens quanto de ingredientes, e a falta de capital de giro.

Todos esses fatores afetam o desenvolvimento de uma pequena empresa. As organizações grandes conseguem, muitas vezes, superar esses contratempos com facilidade, as indie brands não. Mas, isso não impede o sucesso dos empreendedores.

Portanto, é perceptível que as indie brands estão ganhando destaque no mercado e, cada vez mais, têm investidores querendo ingressar no mercado com algum produto inovador. Isso faz com que novos produtos entrem no mercado. Sendo assim, isso é muito importante para economia do país em momento de pandemia e para as pessoas que desejam empreender em algo inovador.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro de outros importantes assuntos.

Posts relacionados

Deixe um comentário