planejamento estratégico, como o nome sugere, é uma análise do cenário atual da sua empresa com um plano de ação sobre o que precisa ser realizado para que ela alcance um novo patamar de sucesso. Ele é uma ferramenta de extrema importância para qualquer tipo de negócio, por isso, você precisa apostar nele para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Por mais que o planejamento estratégico seja a base para qualquer negócio crescer, você sabia que 61% das empresas ainda não seguem um bom plano de negócios? Esse dado aponta que, apesar de ser uma ótima ferramenta de gestão empresarial, muitas organizações ainda não compreendem a real importância do mesmo.

As consequências de não seguir um bom planejamento estratégico são: perda da lucratividade e de clientes, diminuição da receita, enfraquecimento da empresa e muito mais. Mas, não queremos que isso aconteça na sua empresa! Por isso, elaboramos um conteúdo completo para você entender mais sobre essa temática. Vamos lá?

Entenda como o planejamento estratégico funciona

Para você criar um bom planejamento estratégico é preciso avaliar onde você está e onde quer chegar. Imaginar o futuro do negócio é essencial para criar ações que norteiam as tomadas de decisões estratégicas. Faça as seguintes perguntas:

  • onde a empresa está?
  • para onde queremos ir?
  • como vamos chegar lá?

Esse é o ponto inicial para criar um plano de negócios que atenda a realidade da sua empresa. No entanto, vale ressaltar que ao criar esse planejamento é preciso investir na mensuração de resultados mensal. Afinal, de nada adianta criar ótimas ações se elas serão esquecidas ao longo do ano — infelizmente, algumas empresas fazem isso, como citamos na introdução deste conteúdo.

Veja quais são as vantagens de investir nesse recurso

Ter um planejamento estratégico bem definido só traz benefícios. Afinal, mostra que você não é “só mais uma”, mas sim, tem grande potencial de crescimento.

Dessa maneira, você determina a missão, a visão e os valores voltados em atingir os seus resultados e garantir o seu crescimento e desenvolvimento. Confira outras vantagens:

  • conhecer melhor a concorrência;
  • identificar a satisfação dos clientes e colaboradores;
  • nortear seu negócio rumo ao sucesso;
  • avaliar quais são os pontos fortes e fracos;
  • conhecer ameaças e oportunidades;
  • permite planejar melhor os investimentos;
  • cria uma ótima vantagem competitiva;
  • otimiza a tomada de decisão;
  • estimula o engajamento de colaboradores;
  • melhora a relação entre sua empresa e a comunidade;
  • e muito mais!
Veja um passo a passo de como criar um plano estratégico

Agora que você aprendeu o que é e quais são as principais vantagens de investir em um planejamento estratégico, vamos aprender como fazer isso? Confira o passo a passo e comece já!

1. Analise o ambiente

O primeiro passo para criar um bom planejamento é avaliar qual é o ambiente em que a sua empresa está inserida. Por isso, vamos começar realizando a análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats), ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A análise FOFA (em português) é uma forma para você avaliar o ambiente interno e externo da sua companhia:

  • forças: fator interno que determina os pontos fortes, aquilo que a empresa faz de melhor;
  • fraquezas: fator interno que determina as desvantagens perante aos concorrentes, aquilo que atrapalha no alcance dos seus objetivos;
  • oportunidades: fator externo que determina o cenário atual do mercado e do público para identificar onde você pode se beneficiar;
  • ameaças: fator externo que determina quais são os obstáculos que podem interferir no alcance dos seus objetivos.
2. Desenvolva a missão, a visão e os valores

Se o seu negócio ainda não tem uma completa apresentação institucional, é o momento para desenvolvê-la. Por isso, determine a missão, a visão e os valores do seu negócio, afinal, são eles mostram quais são as suas crenças e servem como um norte para todos os seus colaboradores. Veja:

  • missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • visão: é onde você deve chegar em um período longo, por exemplo, daqui há dez anos; e
  • valores: são os princípios, aquilo que norteia todas as decisões.
3. Determine objetivos

Ao avaliar o real cenário da sua empresa, analisando o ambiente, é preciso determinar os objetivos do seu negócio. Afinal, para criar um bom plano de ação é necessário ter objetivos bem definidos. Do contrário, a sua empresa não tem um norteamento para a tomada de decisão e pode diminuir a lucratividade no mercado.

Então, determine objetivos reais a curto, médio e longo prazo. Uma dica importante aqui é investir na técnica SMART (specific, mensurable, achievable, relevant e time based). Isso significa que as suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

4. Desenvolva o plano de ação

Por último, depois de analisar tudo o que citamos neste conteúdo, você precisa desenvolver o plano de ação. Indicamos que você realize essa etapa baseada na ferramenta 5w2h, que representa:

  • 5w: what (o que será feito), why (por quê?), where (onde?), when (quando?), who (por quem?);
  • 2h: how (como?), how much (quanto vai custar?).

Assim, você pode montar uma tabela contendo essa análise e determinando quais são as ações a serem desenvolvidas para atingir cada objetivo do seu planejamento estratégico.

Veja um exemplo de uma ação realizada para o objetivo “tornar a minha empresa mais conhecida”.

What? Where? Why? When? Who? How? How  Much?
Criar um site Empresa X. Para divulgar o negócio e atrair mais clientes. Mês/2020. Agência X. Contratar uma agência que crie sites profissionais. R$ 3.000,00

 

Criar um planejamento estratégico é sinônimo de garantir o seu crescimento e desenvolvimento mercadológico. Atualmente, ele é uma ferramenta indispensável para todas as empresas que almejam se destacar, afinal, ele serve como um norte para a tomada de decisões.

Neste post, você conferiu informações muito importantes sobre o planejamento estratégico. Você gostou de aprender mais sobre esse assunto? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e conferir mais conteúdos importantes como este!

Fonte: Talk NMB



[avatar user=”talk” size=”thumbnail” align=”left”]Content Team [/avatar]

Escreva um comentário