Reforma da previdência e reforma tributária devem estimular investimentos, crescimento econômico, empregos e consumo.

A economia segue sempre uma rota cíclica, e atravessa três etapas: contração, recuperação e prosperidade, necessariamente nesta ordem. De acordo com o economista Ricardo Amorim, o Brasil está na fase de recuperação.

Para o especialista, o crescimento da economia brasileira deve acelerar no final deste ano, ou no começo do próximo, após a aprovação da reforma da previdência. Se a reforma, de fato, for aprovada, a projeção de crescimento para 2020 é bastante favorável para o Brasil, o que deve ter uma influência positiva em nossos vizinhos.

O centro de gravidade da economia mundial tem se movido a passos rápidos em direção aos países emergentes, principalmente a Ásia emergente. De acordo com dados do FMI, quase metade do crescimento mundial nos três últimos anos ocorreu na China, Índia, Indonésia e Coreia do Sul.

Desde o impeachment de Dilma Rousseff, a confiança da indústria e demais setores da economia brasileira vem subindo, estimulando o consumo e os investimentos, impactando positivamente no resultado econômico. Se o mercado está confiante, as chances de a economia subirem são altas. Um bom fator para isso é a chegada da nova classe média, registrada no último ano, quando dois milhões de brasileiros emergiram para a classe média. Segundo o economista, nos próximos 10 a 12 anos, cerca de 30 milhões de  brasileiros devem entrar nessa classe.

“Com a aprovação das reformas, o Brasil receberá bons investimentos externos, que irão propiciar o desenvolvimento de novos postos de trabalho e a volta do consumo. Para o mercado cosmético isso é ótimo, pois quando se está em recessão, se consome o básico, ou seja, alimento. Quando o trabalhador passa a ganhar mais, ele olha para o que ele pode gastar, como os cosméticos, e aproveita para aumentar sua autoestima. É nesse cenário que o mercado deve aproveitar para investir e, sem dúvida, inovar”, conclui Amorim.

O tema foi apresentado durante o Congresso COLAMIQC, que aconteceu em São Paulo entre os dias 21 e 23 de maio de 2019.

Talk NMB
Content Team

Escreva um comentário