É muito importante não deixar o estresse dominar sua rotina! Você sente que trabalha 24h por dia? Então veja essas dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Equilibrar a vida pessoal e profissional é um constante desafio na vida das pessoas. Quando isso não acontece, é muito comum a pessoa desenvolver ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

Portanto, se você está dormindo mal, desmotivado, está sempre cansado e acha que precisa de mais horas no dia para dar conseguir realizar todas as suas tarefas, saiba que precisa aprender a equilibrar a vida pessoal e profissional para evitar problemas mais graves.

É muito natural não saber como fazer isso, principalmente quando você tem uma pesada carga de trabalho e muitas responsabilidades no dia a dia profissional. Por isso, questionamos: você quer saber como melhorar a sua qualidade de vida? Confira agora mesmo as nossas dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional!

Estabeleça uma rotina

O nosso organismo funciona como uma máquina, certo? Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina bem estabelecida na vida pessoal e profissional para que ele continue funcionando corretamente. Dessa maneira, você dorme bem durante a noite e evita o cansaço durante o dia, além de trabalhar mais motivado.

Sendo assim, acorde e vá dormir sempre no mesmo horário, além de ter estabelecido horários fixos para as refeições e para o lanche. Nesse cenário, saiba que é fundamental dormir pelo menos oito horas diárias para dar tempo do corpo se recuperar do longo e cansativo dia de trabalho.

Tenha horários fixos de trabalho

Por mais que você goste da flexibilidade que o seu negócio proporcione, é essencial ter horários fixos — isso facilita na organização das suas tarefas diárias e evita levar trabalho para casa.

Estabeleça o horário que você vai começar e o que vai terminar e, nesse período, dedique-se apenas a assuntos profissionais. Se você está com tempo livre, aproveite para rever o seu planejamento estratégico ou o plano financeiro da sua empresa — mantenha-se sempre ocupado nesse período.

A ideia é que sempre que você sair do local de trabalho, deixe esses assuntos complexos por lá! Por mais que você possa chegar em casa e contar os problemas e como foi o dia para a sua família, lembre-se de que é preciso impor limites para não ficar só pensando no trabalho durante o horário de descanso. Dessa maneira, você tem mais tempo para curtir a família e os amigos!

Tente não misturar contatos pessoais e profissionais

Não misture os seus contatos pessoais e profissionais: tenha um único celular para o uso pessoal e outro para o uso profissional.

Assim, você separa e equilibra melhor a sua vida pessoal e profissional, evitando responder mensagens de trabalho tarde da noite ou respondendo para um contato pessoal durante o horário comercial.

Além disso, a não ser que você tenha muita necessidade, leve para casa somente o material de uso pessoal.

Organize e priorize suas tarefas diárias

Tenha uma agenda para organizar todas as suas tarefas diárias. Para ter um controle maior, invista em cursos para aprender a administrar o tempo e saber priorizar as suas tarefas.

Se você for utilizar a mesma agenda de uso pessoal e profissional, lembre-se de sempre separar de alguma maneira esses assuntos, por exemplo: em azul você escreve tudo o que é relacionado ao seu trabalho e em verde tudo o que é relacionado a sua vida pessoal — assim, fica mais fácil ter um controle e priorizar as tarefas nos horários de trabalho.

Além disso, lembre-se sempre de reservar cinco minutos ao final do dia para avaliar a sua produtividade e já organizar a agenda do dia seguinte.

Faça uma atividade física

É fundamental investir na sua saúde. Por isso, lembre-se de agendar um checkup anual com o seu médico para conferir se está tudo certo, ter uma alimentação saudável e praticar uma atividade física.

Atualmente, existem diversas opções de atividades e você pode escolher o que mais gosta, tais como:

  • caminhada;
  • corrida;
  • natação;
  • luta;
  • pilates;
  • basquete;
  • vôlei;
  • futebol;
  • handebol;
  • yoga;
  • hidroginástica;
  • tênis;
  • dança;
  • bicicleta e;
  • outros.

Viu? Opções não faltam! Por isso, escolha o que você mais gosta e não deixe de se exercitar. Isso ajuda na prevenção de doenças, faz o corpo queimar energia e você vai se sentir mais disposto, com ânimo para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Tenha tempo para si mesmo para equilibrar a vida pessoal e profissional

Além de praticar uma atividade física, não deixe de lado os seus hobbies, porque esse momento púnico ajuda a recarregar as energias e manter a mente ocupada com assuntos mais leves. Dentre as atividades podem ser:

  • aprender a tocar um instrumento musical;
  • aprender a costurar;
  • ler livros que não são técnicos;
  • passear mais a pé com o seu cachorro;
  • levar as crianças para brincar no parque;
  • meditar;
  • aprender novas receitas culinárias;
  • agendar um café com os amigos.
Não hesite em procurar um profissional

Para você ter uma ideia, a National Public Radio (NPR), a Escola de Saúde Pública de Harvard e a Fundação Robert Wood Johson fizeram um estudo que apresentou que 53% dos entrevistados sabem que a sua exaustão está relacionada ao trabalho e 54% afirma que o estresse é relacionado com a quantidade de responsabilidades que enfrentam diariamente.

Considerando esses dados podemos perceber que esse assunto é muito importante e afeta a maioria dos profissionais. Por isso, caso você já esteja muito sobrecarregado e sinta que não está conseguindo dar a volta sozinho, não hesite em procurar um profissional da área médica para ajudar.

Um profissional especializado em terapia pode indicar o melhor tratamento para o seu caso. Lembre-se sempre de que o mais importante é sempre estar com a saúde física e emocional em dia — somente assim você tem ânimo e disposição para fazer uma boa gestão do seu tempo e trabalho e ainda ter domínio da sua vida pessoal.

Sabemos que equilibrar a vida pessoal e profissional, em muitos casos, é uma atividade complexa. Muitos profissionais têm diversas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, elaboramos este post para que você aprenda dicas incríveis para ajudar nessa trajetória.

Com este conteúdo, você aprendeu como equilibrar a vida pessoal e profissional. Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar nossas publicações!



Escreva um comentário