Hair care: 6 tendências de tratamentos e cuidados capilares

6 minutos para ler

As pessoas buscam ficar cada vez mais com o cabelo bonito e saudável. Assim, elas estão investindo em um conjunto de cuidados para garantir a beleza dos fios. Desse modo, a procura por máscaras de nutrição e reconstrução aumentou de forma significativa no Brasil, pois elas conseguem tratar o hair care de maneira eficiente.

Os cabeleireiros precisam ficar atentos às novidades no mercado, já que precisam oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes que estão cada vez mais exigentes e preocupados com o seu cabelo. Muitas novidades ainda surgirão e ganharão forma nos próximos dias, mas já é possível perceber algumas aplicadas no mercado.

Continue a leitura e conheça 6 tendências de tratamentos e cuidados capilares!

1. Umectação dos fios

A umectação dos fios consiste em um método realizado na etapa da nutrição, em que a máscara utilizada realiza um tratamento mais profundo. É uma técnica aplicada pelas indianas há muito tempo e é feita usando óleo da raiz às pontas e massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos para incentivar o crescimento.

Caso esse processo seja realizado à noite, ele precisa agir até de manhã, diferentemente de aplicar durante o dia, já que bastam duas horas para ter um bom resultado na nutrição da fibra capilar. É importante ressaltar que, se o cabelo estiver muito ressecado, sem brilho e com muito frizz, em vez de aplicar a máscara no dia da nutrição, a melhor opção é realizar a umectação, visto que ela é mais potente.

2. Busca por coloração com aparência natural

A procura por visuais com aspecto natural aumenta com o decorrer do tempo. O loiro, o castanho e o ruivo podem ser escuros ou claros, suaves ou intensos, porém o desejo sempre será por um aspecto mais natural, com a raiz esfumada e um jogo de sombra e luz. As mulheres que fazem luzes estão optando por um método que deixe o cabelo mais natural, ou seja, algo mais leve.

Dessa forma, os cabelos coloridos, como rosa, azul e roxo estão ganhando um aspecto mais sutil. A finalidade é buscar um aspecto que valorize o visual como um todo, para isso cores muito saturadas estão sendo evitadas nos salões de beleza.

3. Cortes de cabelo médios

Os cortes de cabelo médio estão ganhando destaque no mercado. O cabelo na altura dos ombros, ou seja, o comprimento intermediário, é mais versátil do que o modelo mais curto, visto que ele é mais fácil de prender e combina facilmente com todos os formatos e rosto e com a textura dos fios.

Por essa razão, é uma ótima indicação para os clientes que desejam cortar os cabelos longos e experimentar algo inovador sem mudar muito. Contudo, é necessário ficar atento para respeitar o que for pedido e não cortar muito no tamanho. O profissional pode recomendar modelos e acabamentos que valorizam mais a beleza do cliente, mas a prioridade é sempre o desejo dele.

Ainda é necessário frisar que esse corte permite que o cliente cuide melhor dos seus fios, fica mais simples realizar uma hidratação mais intensa, e o cabelo consegue crescer de maneira mais saudável.

4. Plástica capilar

A plástica capilar tem o objetivo de devolver a queratina perdida pelos fios por meio da combinação com outros produtos emolientes. Esse método, além de proteger contra possíveis ações de ressecamento, devolve as proteínas do cabelo. E, desse modo, ajuda a solidificar a estrutura externa da fibra do cabelo. Ao realizar plástica, o cliente consegue perceber os cabelos mais macios e brilhosos.

5. Produtos personalizados

Uma das tendências dos tratamentos hair care é a produção de produtos personalizados. Saiba que cada cabelo apresenta uma necessidade diferente: alguns são mais oleosos, outros já são mais secos. Assim, cada cabelo precisa de um determinado tratamento.

Para saber a máscara ideal para suas necessidades, é fundamental consultar um dermatologista, pois ele será capaz de realizar uma avaliação do seu cabelo de maneira mais satisfatória e indicar os produtos corretos.

As indústrias farmacêuticas estão trabalhando para satisfazer os desejos dos clientes. Nesse sentido, já existem no mercado os produtos personalizados para cada necessidade. Para que a escolha não aconteça de forma errada, é preciso analisar criteriosamente seus fios, e o dermatologista é o profissional indicado.

6. Cronograma capilar

O cronograma capilar está sendo um dos tratamentos mais procurados no mercado. Nele, o cliente tem dias da semana específicos para realizar a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Com esse método, o cabelo consegue se manter saudável.

Todo tipo de cabelo necessita de uma hidratação. Ela é essencial para garantir maciez e proporcionar movimento aos fios. Esse é o primeiro procedimento realizado no cronograma capilar e deve ser feito antes das outras etapas, visto que a água da fibra capilar é o componente que deve ser reposto no primeiro momento.

A nutrição é ótima para os cabelos que estão mais opacos e cheios de frizz. A nutrição é realizada com máscaras ricas em manteigas ou óleos. Essa etapa é responsável por repor os lipídios da fibra capilar, isto é, a gordura natural dos fios. Assim, os fios ficam selados e evita-se a perda de hidratação.

A reconstrução é a etapa primordial para os cabelos elásticos, quebradiços, fracos e porosos. A reconstrução recupera a fibra capilar, pois repõe as proteínas, como a queratina.

Para que o cronograma capilar funcione e você tenha bons resultados, é fundamental criar um calendário semanal para fazer cada item. Visite um profissional e veja a frequência com que cada etapa deve ser realizada no seu cabelo.

Portanto, busque aplicar as principais tendências capilares em sua rotina de cuidados com seus cabelos. Você conseguirá alcançar diversos benefícios, entre eles um crescimento capilar saudável. As pessoas estão buscando se cuidar cada vez mais, e o cabelo não está de fora. Antigamente, os tratamentos e produtos eram escassos, mas agora as indústrias farmacêuticas estão revolucionando o mercado hair care.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber quais são os impactos do coronavírus na indústria de cosméticos! Let´s talk!

Posts relacionados

Deixe um comentário