Já se foi o tempo em que o cosmético era apenas um produto superficial. Hoje os cosméticos possuem funções que vão além do estético e oferecem diversos benefícios como saúde e bem-estar físico e psicológico. O tema, aliás, está muito em alta no mercado em escala global, com discussões constantes sobre as tendências globais em cosméticos que auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e serviços voltados a saúde e bem-estar dos consumidores.

“A indústria global está lançando muitos cosméticos voltados a saúde e bem-estar mental dos consumidores. Um exemplo são os probióticos, muito usados na indústria internacional. É uma tendência muito forte lá fora, principalmente na Ásia, na Coréia do Sul, no Japão e China, que estão usando muitos probióticos em seus cosméticos, como lactobacilos, justamente por essa busca de saúde pelos consumidores. No Brasil, algumas marcas já estão lançando ingredientes probióticos em seus cosméticos”, conta Juliana Martins, especialista de beleza da Mintel.

Outras tendências globais em cosméticos apontadas pelo instituto são os chamados ‘active beautys’ e os cosméticos anti-estresse. O primeiro, por exemplo, são maquiagens com ativos anti-transpiração, que ajudam os consumidores a se exercitarem. Segundo levantamento do próprio instituto, 53% das mulheres possuem interesse nesse tipo de maquiagem.

A segunda tendência são produtos que reduzem o estresse da rotina diária, proporcionando experiências de conforto e aconchego através de cosméticos na área de fragrâncias, como exemplo, velas aromáticas que envolvam o ambiente e relaxem o consumidor.

Veja no vídeo todas as dicas da especialista de beleza da Mintel, Juliana Martins!

 

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