Entenda como os novos perfis geracionais vêm mudando o mercado de cosméticos masculino.

Qual é o perfil do “novo homem”? Existe mesmo um novo homem ou é apenas uma tendência passageira? Se existe ou não, o assunto está cada vez mais em evidência, e a indústria de cosméticos e cuidados pessoas está prestando atenção nesse novo comportamento do homem do século XXI. De acordo com o Global Industry Analysts Inc, o mercado global masculino deve duplicar seu crescimento e valerá US$43,6 bilhões até 2020.

Entre as tendências mais apontadas para esse segmento, estão os tratamentos de cuidado com a pele e rosto, principalmente por conta da barba, com a adoção maior a máscaras. O bem-estar masculino inclui tratamentos relaxantes para o corpo, cosméticos multifuncionais e a saúde bucal, tema que tem uma enorme importância para os brasileiros, que são conhecidos mundialmente pela vaidade e higiene.

Para o especialista em pesquisa e tendências, Dario Caldas, do Observatório de Sinais, a grande mudança no comportamento masculino se deu fortemente pela influência da geração Y e X. Nascidas após grandes transformações mundiais, elas foram responsáveis por quebrar os parâmetros e o status quo de suas épocas, explorando novas perspectivas de interesse.

“Os millenials trouxeram uma nova forma de enxergar o mundo, renovando muitos conceitos, entre eles, o interesse do homem pelo cuidado, a maneira como ele lida com seus desejos e emoções. Aí então vem a geração Z, reformulando ainda mais as necessidades da sociedade, com apelos naturais, desacelerados, empáticos. Com certeza teremos ainda mais mudanças nas próximas gerações”, explica Caldas.

O pesquisador também comentou sobre a influência da cultura pop oriental, como o K-pop, trazendo outros produtos como a maquiagem masculina, que vem ganhando espaço no mercado. Por isso, as marcas de beleza devem evoluir e mostrar que estão atentas a essas novas necessidades, sempre respeitando o timing de seu consumidor.

O assunto foi abordado na palestra O novo homem e as tendências de beleza masculina, durante o Congresso COLAMIQC, na FCE Cosmetique.

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Content Team

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