Você já pensou em participar de uma rodada de negócios? Veja algumas dicas importantes!

Pessoas que ocupam importantes cargos em empresas enfrentam diversas dificuldades na hora de fechar parcerias e aumentar sua carteira de clientes. Entre elas, estão os obstáculos para conseguir contatar os responsáveis pela tomada de decisões com as quais eles têm interesse em fechar contratos. Para driblar esses impedimentos, ocorre a organização de rodada de negócios.

A rodada de negócios consegue facilitar essas conexões, ajudando a ampliar a rede de contatos e, consequentemente, as possibilidades de sucesso das suas organizações.

Neste post, vamos explicar melhor como funcionam esses encontros e quais vantagens eles apresentam. Acompanhe!

A rodada de negócios consegue promover diversos encontros rápidos, que demorariam meses para acontecer.

O que é uma rodada de negócios

Uma rodada de negócios é um evento que conta com a participação de representantes de várias empresas e de possíveis compradores, onde são feitas conexões que podem levar ao fechamento de contratos no mesmo dia ou posteriormente.

Esses encontros têm como principal objetivo oferecer oportunidades para novas parcerias, aproximando empresas e fornecedores. Como há uma grande concentração de representantes das corporações em um só local, a rodada de negócios consegue promover diversos encontros rápidos, que demorariam meses para acontecer.

Como uma rodada de negócios funciona

É denominada rodada de negócios porque geralmente os participantes se sentam em mesas dispostas em um salão, pelas quais os possíveis interessados passam, conversam sobre os produtos/serviços oferecidos e trocam contatos e informações.

Os eventos acabam sendo usados para a apresentação de novas possibilidades de franquias, licenças de marca, parcerias de empresa, investidores, financiamentos, associações, entre outros.

Geralmente, participam das rodadas dois tipos de corporação: empresas âncora e empresas participantes.

Empresas-âncora

São as grandes e médias empresas, de vários segmentos de serviços e indústrias, convidadas pela empresa organizadora e que precisam de determinados produtos ou serviços.

Empresas participantes

É qualquer empresa — de qualquer segmento do comércio, indústria e serviços — que queira desenvolver novos negócios ou captar novos clientes.

Quais são as principais vantagens da participação em uma rodada de negócios

A rodada de negócios gera diversas vantagens para as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Destacamos as principais delas a seguir. Confira!

Quebra de barreiras

Como dissemos no início do post, os empreendedores sentem enorme dificuldade para alcançar o responsável pela tomada de decisões, principalmente quando se trata de um pequeno negócio que compete com uma organização de grande porte.

Com as rodadas, é possível entrar em contato com pessoas que, em condições normais, o empresário talvez não conseguisse, diminuindo barreiras como a incompatibilidade de agendas ou a própria hierarquia da corporação.

Redução de custos

O contato com o responsável por negócios de empresas requer uma série de telefonemas, e-mails, tentativas de reuniões, deslocamentos, etc. A rodada de negócios consegue concentrar essas pessoas, fazendo com que vários pequenos encontros ocorram em um período de 4 ou 5 horas, mais ou menos.

Com isso, além da otimização de custos — já que os contatos são feitos apenas em um local —, há também um melhor aproveitamento do tempo, elemento tão escasso na vida dos empresários.

Aumento das oportunidades

Em uma rodada de negócios bem estruturada e organizada, os empresários conseguem conversar com todas as grandes empresas âncoras e ofertantes, estabelecendo contato com organizações que possam oferecer novas parcerias.

Assim, há não só a concretização de negócios, mas o aumento do networking, que pode render resultados em curto e médio prazo.

Geralmente, um empresário precisa contatar 5 empresas para conseguir fechar 1 contrato. Na rodada, essas corporações estão todas reunidas, então ele pode sair do evento com 3 ou 4 contratos fechados, já que teve oportunidade de conversar com cerca de 25 marcas diferentes.

Esses números são apenas para ilustrar como a possibilidade de negócios é potencializada, já que a quantidade de participantes varia de acordo com o evento e o responsável pela sua organização.

Aumento do acesso a empresas por parte dos responsáveis pelas compras

Os responsáveis pelo setor de compras das empresas também conseguem ter um acesso facilitado às grandes empresas, estabelecendo contatos que podem gerar negócios mais rentáveis, como descontos e aquisições em volumes mais adequados às necessidades da marca.

Além disso, podem esclarecer dúvidas sobre cadastro no site desses fornecedores ou sobre como fechar um vínculo com um vendedor que vai se responsabilizar pelas negociações com essa organização dali em diante.

Acesso facilitado aos fornecedores

Da mesma maneira, as empresas âncora conseguem acessar diversos fornecedores em um mesmo evento, tendo contato com soluções inovadoras e criativas oferecidas por startups e iniciativas menores.

Essa concentração amplia o leque de ofertas, gerando ótimas possibilidades de negócios. Além de otimização de tempo e de recursos, é possível comparar as particularidades de cada fornecedor e encontrar o que melhor atenda às necessidades de cada corporação.

A rodada de negócios também é uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e acrescentar contatos, ajudando no cadastro desses fornecedores e formando uma boa lista.

Como as rodadas de negócios podem gerar resultados efetivos

Para ilustrar com casos reais a eficiência da rodada de negócios, podemos pegar depoimentos dos resultados obtidos no último evento desse gênero organizado pelo Sebrae, em São Paulo.

Empresários relataram que startups apresentaram diferentes sistemas que podem auxiliar no deslocamento de trabalhadores ao emprego por meio de um transporte fretado integrado, com o cálculo de trajetos mais rápidos.

Outro empreendedor disse que conseguiu sair do evento com o contato responsável pela tomada de decisões de uma grande corporação, algo que só seria possível dentro da rotina normal em cerca de um ano.

Podemos também citar o empresário que, ao participar de uma rodada de negócios promovida por outra organizadora, conseguiu fechar 22 sites, sendo que 2 já estavam no ar em uma semana após o evento. A sua pretensão era apenas de divulgação dos serviços, mas os resultados superaram as expectativas.

Agora que você já conhece a rodada de negócios e sabe como ela pode ajudar na aquisição de clientes e fornecedores da empresa, que tal considerar a ideia de levar a sua corporação para o próximo evento?

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